0

Você sabia que sua unha pode revelar problemas de saúde?

As unhas sempre mereceram uma atenção especial da medicina chinesa. A sabedoria popular ensina que o diagnóstico de algumas doenças pode ser feito através da análise das unhas.
As unhas podem revelar sobre os problemas de saúde das pessoas: deficiências de circulação, deficiências de nutrientes, como anemia, doenças tireoidianas...

Por isso não custa nada observá-las constantemente e fazer desta observação um hábito, porque qualquer alteração pode servir de alerta e ajudar na prevenção de doenças.


- Quais os cuidados com unhas fracas, que quebram com facilidade? É alguma doença?
Quando você tem um hipotiroidismo, uma doença da glândula da tieróide, ela pode levar ao enfraquecimento da unha. As anemias também, as carências nutricionais, as doenças que consomem o indivíduo. Todas elas também podem estar levando a fragilidade da unha.

- Quando a unha está descolando é sinal de doença?
Quando ela está descolada pode ser também secundária a traumatismo, ao uso de medicamentos prolongados.

- Gostaria de saber se a unha amarelada, o que é que tem que fazer?
Unha amarelada pode indicar alguma doença respiratória. Então é bom ser avaliado do ponto de vista tanto dermatológico quanto do ponto de vista clínico-dermatológico para ver se não tem nenhuma doença respiratória. Doenças do fígado também podem levar a esta coloração da unha.

- E quando a unha está avermelhada?
Unhas vermelhas pode ser sinal de problemas de circulação.


Também é preciso dar uma folga ao esmalte de vez em quando. “A cada quatro, cinco dias, retirar esse esmalte e, de preferência, deixar em torno de dois a três dias essa unha sem a cobertura do esmalte, para poder respirar”, aconselha o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia/PE, Sérgio Palma.

E atenção com as cutículas. O melhor é tirar o mínimo possível. “Temos que lembrar que a cutícula é um mecanismo de proteção desses tecidos ao redor da unha, contra a entrada de agentes infecciosos, principalmente os fungos e as bactérias”, alerta.

Hidratar as unhas é outra recomendação do especialista. “Após o banho, passe um creme hidratante, massageie a unha”. Corte sempre a unha, sem curvas acentuadas, pois elas propiciam o surgimento de unhas encravadas.

- Unha vermelha mais escura: pode denunciar algum distúrbio de circulação. Se ela ficar muito escura, arroxeada, pode ser um sinal de má circulação.

- Unha meio a meio (metade branca/metade vermelha): pode implicar numa doença renal.

- Cor ideal: rosa clarinho. Ela não deve estar descolando, sem sinais de infecção, não ter nenhum inchaço, nem pus. As unhas precisam estar sempre limpas e cortadas.




0 comentários:

Postar um comentário